quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Piramide Alimentar: Como se alimentar e se nutrir!


Boa tarde pessoal. Aqui vamos dar algumas dicas de como se alimentar e se nutrir bem.

Primeiro vamos mostrar essa imagem acima: Essa é a Piramide Alimentar super conhecida da Sonia Tucunduva Philippi. Uma nutricionista muito bem recomendada e que fez a portabilidade da piramide americana para nossa realidade brasileira.

Vamos apresentar os alimentos:

 Começando pela base da piramide estão os alimentos que dão energia durante todo o nosso dia que é bem agitado. Portanto, consuma 6 porções desses alimentos separados durante todo o dia.

As frutas são ótimas fontes de vitaminas e sais minerais e algumas contém fibras, quando consumidas com casca. Ótima pedida para o bom funcionamento do nosso intestino. Consuma 3 porções ao dia.

As verduras e legumes também são fontes de vitaminas, minerais e fibras. As folhosas verdes contém uma boa quantidade também de ferro.

Carnes e ovos contém uma proteína de alto valor biológico e serve muito para a construção dos nossos tecidos. Ali também estão as vitaminas do complexo B, que é indispensável para nosso sistema nervoso. Consuma de 1 a 2 porções ao dia.

Leite, queijos e iogurtes e outros derivados do leite contém boa quantidade de cálcio para ossos e dentes fortes. Consuma 3 porções ao dia.

Leguminosas como feijão, ervilhas e lentilhas possuem boa quantidade de ferro. Consuma de 1 a 2 porções ao dia.

E por fim, os mais saborosos, porém são os que devem ser consumidos em pouca quantidade. São os doces, gorduras, frituras. Prefira alimentos cozidos no vapor ou na água. Eles também ficarão muito saborosos.

E por último e muito importante no centro de tudo isso:

ÁGUA 


Ela tem de ser consumida de 2 a 3 litros ao dia. É ótimo para hidratação e nos refresca nesses dias quentes.

E não deixar de esquecer:


Se mexa. Atividade física é bom e seu corpo também precisa de pelo menos 30 minutos diários. Claro que antes é interessante consultar um médico para não fazer errado.

Então fica a dica: Consuma esses alimentos com responsabilidade e beba água. A sua saúde irá agradecer.

Abraços a todos.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário